Criação e Seleção de Aves Domésticas de Raças Puras

Bankiva
Carolina Grey
Faisão Canário
Ganso Cereopsis
Pavão de Ombros Negros
Perdiz da California
Tadorna Tricolor

Codornas

No Brasil é muito comum a criação de Codornas pela facilidade e baixo investimento.As codornas podem ser criadas em espaços livres ou em gaiolas, na proporção de um macho para três fêmeas e chegam a botar 300 ovos por ano, dependendo do manejo. Esses ovos podem ser destinados à reprodução ou para consumo humano, cuja comercialização é bastante grande.

 

As codornas ficam adultas com 45 dias de idade, com essa mesma idade são encaminhadas para o abate, caso a criação seja para esse fim, se a finalidade for a reprodução, a partir daí faz-se o aproveitamento dos ovos.

 

As codornas devem viver em temperatura ambiente, porém deve-se ter cuidado com a umidade. Por ser uma ave altamente rústica e muito produtiva, ocupando pouco espaço, pode-se fazer uma criação integrada com outros animais.

 

Deve-se observar a altura dos bebedouros e comedouros para essas aves para evitar que elas não alcancem os alimentos e a água.

 

Seus ovos têm sabor semelhante aos ovos de galinha, menos colesterol e segundo dizem, é afrodisíaco.

 

Os ovos destinados à incubação devem ser selecionados e levados à incubadora no prazo máximo de 10 dias de armazenagem em local seco e fresco. Ovos com casca defeituosa ou tamanho indesejado devem ser descartados da incubação e encaminhados para consumo.

 

O esterco das codornas também tem grande aceitação no mercado para utilização em hortas e pomares.

 

O período de incubação dos ovos de codorna é de 16 a 17 dias.

codornas

9 Responses to Codornas

  1. Olá, bom dia. Me chamo Guedes, moro em Recife PE e tenho uma pequena criação de codornas comuns e italianas.

    Estou precisando comprar algumas baterias de viveiros, de preferencia aqui mesmo no meu estado. Podem me ajudar.

    Grato.

  2. Bom dia meu nome é André, moro em Mafra SC, tenho um grande interesse em começar a criar codornas para abate mas aqui não sei nem por onde começar e nem para quem vender como frigorífico por exemplo e nem como me legalizar, gostaria imensamente da ajuda de vcs para iniciar meu pequeno negócio, aguardo retorno, obrigado!

  3. Olá, Bom dia!

    Gostaria de saber se há criadores de Codornas no Estado de Sergipe. Gostaria de adquirir ovos galados de Codorna Europeia mas não obtive qualquer informação pela internet.

Leave a reply